Enquete

Qual é a sua opinião, com relação ao trabalho da imprensa escrita de Leopoldina?
 

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1460
mod_vvisit_counterOntem1334
mod_vvisit_counterEsta Semana4898
mod_vvisit_counterSemana Passada9061
mod_vvisit_counterEste Mês29497
mod_vvisit_counterMês Passado9571
mod_vvisit_counterTodos os Dias3066234

We have: guests online
Hoje: 22 Nov, 2017

300x250_Site_Progresso

Início Esportes Esporte Brasil Chefe novo, defeitos bem velhos: CBF oficializa retorno de Dunga
Chefe novo, defeitos bem velhos: CBF oficializa retorno de Dunga PDF Imprimir E-mail
Ter, 22 de Julho de 2014 09:26
Cristiano Estrela/Coreio do Povo/Arquivo Hoje em Dia
Dunga
Nos 4 anos em que treinou a Seleção, Dunga ficou marcado pela difícil relação com os jornalistas

A imagem do zagueiro David Luiz aos prantos, se desculpando com os presentes no Mineirão, naquele fatídico 8 de julho, parece não ter chocado tanto os chefões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Afinal, reformulação foi a primeira palavra que veio à cabeça dos torcedores, após os humilhantes 7 a 1 sofridos para a Alemanha, na semi da Copa do Mundo.

Os canarinhos sentiram na pele a necessidade de se repensar o futebol nacional e a Seleção. Porém, mesmo com o vexame histórico, José Maria Marin e o vice Marco Polo Del Nero demonstraram medo em arriscar.
No momento em que muitos pediam um estrangeiro no comando do Brasil, a entidade apresenta Dunga nesta terça-feira (22), às 11 horas, no Rio.

O técnico do Mundial da África do Sul (2010) chega “rejeitado” e com a desgastada imagem de “general” da sua primeira passagem pela CBF, entre 2006 e 2010.

“Como treinador, Dunga é um retrocesso. Mais motivador do que técnico. As lágrimas do time vão virar palavrões. Taticamente, não tem nada a acrescentar. É um erro”, avalia o jornalista Cosme Rímoli, do portal R7, que cobriu a Seleção nas últimas cinco Copas.

Estágio europeu Rímoli ainda critica a decisão do coordenador-geral de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, de mandar Dunga ao Velho Continente para algumas “aulas táticas”.

“O empresário Rinaldi o quer um aluno dos melhores treinadores da Europa. Perda de tempo. O ideal seria trazer de vez um europeu, da qualidade do Guardiola, Mourinho ou Klopp”, acredita.

Dunga esteve à frente da Seleção em 60 jogos, levando a missão de renovar o time depois do fim do Mundial de 2006 (Alemanha) e da geração de Ronaldo, Robertos Carlos e Cafu.

Conquistou os títulos da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2009, além da liderança nas Eliminatórias Sul-Americanas. Mas o capitão do tetra fracassou no Mundial, ao cair diante da Holanda, nas quartas de final.

Desavenças

A trajetória também ficou marcada pelo seu estilo de “poucos amigos”. “Dunga, em termos de resultados, fez um trabalho até razoável. Só que deixou como sua marca a intransigência e a briga com a imprensa, considerada por ele uma inimiga”, avalia Bruno Winckler, setorista da Seleção no site IG.

Chegada deve acabar com antigas regalias

Durante a Copa do Mundo, a Granja Comary, base da Seleção Brasileira, em Teresópolis (RJ), ganhou ares de “circo”. Artistas da Rede Globo – detentora dos direitos de transmissão do torneio e parceira antiga da CBF – invadiram treinos e tiveram acesso aos jogadores na concentração. O apresentador Luciano Huck e o comediante Mumuzinho que o digam.

Após o vexame diante da Alemanha, a CBF se afundou em críticas. A demissão de Luiz Felipe Scolari e a opção por Dunga, famoso pelo jeito intransigente, foram consideradas uma espécie resposta.

“Dunga representa uma tentativa da entidade de resgatar a independência. Cortar privilégios que atrapalharam o Brasil na Granja Comary. O presidente Marin se sentiu traído pela Globo, que criticou a abertura dos treinos, pedida exatamente pelos executivos da empresa”, garante Cosme Rímoli, jornalista do portal R7.

A emissora carioca não teria gostado nada da escolha. Na Copa da África do Sul (2010), Dunga fechou o elenco canarinho, não deu regalias a ninguém. Além disso, xingou em público o apresentador da Globo, Alex Escobar, numa coletiva.

Portanto, resta saber como se comportará Dunga agora em relação a imprensa e a Rede Globo. Alguns acreditam que ele mudará a postura, outros não. “Acho que não haverá privilégios para determinado veículo. E voltaremos a ter entrevistas agressivas”, aposta Fernando Ahuvia, repórter do portal inglês Goal.

"Medalhões" ganham mais força na Seleção

O objetivo maior é a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. No entanto, o técnico Dunga terá compromissos importantes à frente da Seleção ainda neste ano.

A reestreia acontecerá em 5 de setembro, quando o Brasil encara a Colômbia, no estádio Sun Life, em Miami (EUA). Quatro dias depois, os canarinhos pegam o Equador, em Nova Jersey.

Em 11 de outubro, está previsto o Superclássico das Américas, diante da Argentina. O Ninho do Pássaro, em Pequim, sediará o encontro contra os vice-campeões mundiais.

Por isso, muito se especula em quem Dunga apostará neste começo de trabalho. Da turma que tomou os 7 a 1 da Alemanha, no Mineirão, os zagueiros Thiago Silva, David Luiz e o atacante Neymar devem seguir. Fala-se também que “medalhões” de confiança do técnico, casos de Kaká, Robinho e Luís Fabiano, podem voltar a ter chances.

Curiosamente, o jogador que mais atuou com Dunga na Seleção foi o mineiro Gilberto Silva. O agora ex-volante, já aposentado, disputou 54 partidas, seguido por Robinho (53), Maicon (51) e Elano (43).

Por sua vez, o atacante do Atlético, Diego Tardelli, comemorou nessa segunda-feira, na Cidade do Galo, a escolha por Dunga. Ele espera vestir a amarelinha novamente. “Minha primeira convocação foi com o Dunga, o que me dá mais esperança de um retorno. É manter o que venho fazendo, tenho o sonho de disputar uma Copa”, avisa DT9. (www.hojeemdia.com.br)

argaiv1432

 

 

Comentar

O Jornal O Progresso não se responsabiliza pelas informações ou citações feitas nos comentários que não sejam de sua autoria.


Código de segurança
Atualizar

Boa Noite,

Leia o Jornal Online

edicao-070

Edições Anteriores

Publicidade

 tec-enf

finance

blogmarinato

bar-puca

Previsão do Tempo

Todos os Direiros reservados
Desenvolvido por